Compartilhe
Ir em baixo
avatar
Admin
Mensagens : 215
Data de inscrição : 11/07/2017
Idade : 30
Localização : São Paulo
Ver perfil do usuáriohttp://fantasysportsbrasil.forumeiros.com

Regras Gerais - NBA FANTASY DINASTY

em 11/8/2017, 13:08
Regras Gerais – NBA DINASTY FSB


1. Funcionamento básico das ligas

As ligas de NBA Dinasty abrigadas sob o guarda-chuva da Fantasy Sports Brasil possuem um conjunto de regras centrais a fim de dar uma estrutura que sirva de base para qualquer liga a ser criada.

A formação da liga deverá ter entre 12 a 20 times (sempre em número par), que serão divididos em duas conferências (preferência baseada pela localização dos jogadores).

O calendário de partidas é gerado de acordo pelo próprio site da ESPN, que possui a ferramenta selecionada para administração de nossas ligas, assim como escalação das equipes para jogo.

Há possibilidade de alteração na gestão de cada equipe, porém o histórico permanecerá (assim como na NBA, ex: Seattle Supersonics > OKC).

a. Comitê de Comissários

Toda liga terá necessariamente uma equipe de 2 a 4 comissários responsáveis pela aprovação de trades, manutenção da liga no site da ESPN, atualização das planilhas de controle e prezar pelo bom andamento da liga.

b. General Managers

Os GM’s são os jogadores da liga. Cada um deles controla o destino de sua equipe, sendo responsável pela escalação dos jogadores, trocas, manutenção de CAP, seleção de novatos via draft, free agency e demais decisões estratégicas.

O que se espera do General Manager é que preze sempre pelo bem de sua equipe, mantendo o time escalado para as partidas com força máxima, responda aos pedidos de negociação dos demais GM’s e mantenha uma convivência saudável com todos seja via fórum, WhatsApp ou Facebook.

Após 1 semana inteira de inatividade comprovada, os comissários da liga entrarão em contato com o GM. Após a segunda semana, o GM perde o controle sobre o time e os comissários podem abrir a vaga para que um novo jogador assuma a equipe.

c. Modelo de Fantasy

Se você tem dúvidas gerais sobre o funcionamento de um Fantasy Sport, acesse este link.

Este fantasy é jogado no modelo H2H (Head-to-Head). Ou seja, a cada matchup (jogo que dura uma semana), o time que tiver vencido no maior número de categorias, vence a partida.

As categorias consideradas serão:
• Pts - Pontos convertidos pelo jogador
• FG% - Percentual de acerto de arremessos de quadra
• FT% - Percentual de acerto lances livres
• Ast - Nro de assistências que o jogador deu
• 3pt - Nro de cestas de 3 pontos convertidas
• Reb - Nro total de rebotes pegos
• Stl - Nro de roubada de bolas
• Blk - Nro de tocos
• TO - Nro de turnovers (nesta categoria vence quem tiver menos)

Cada time poderá escalar 6 jogadores por dia. Sendo que obrigatoriamente deverá ter 1 PG, 1 SG, 1, SF, 1 PF e 1 C. O sexto jogador pode ser de qualquer posição e ocupará a posição UTIL no roster. Ainda sobram 9 slots para reservas. Totalizando 15 jogadores possíveis por time.

Além disso, haverá teto máximo de 29 jogadores escalados até o sábado. Isso torna o jogo mais estratégico pois ao longo da semana poderão ser escalados no total 36 titulares (6 slots x 6 dias). Se o limite de 30 for atingido ou ultrapassado, o time não poderá entrar em quadra no domingo. Ficando abaixo de 30, pode escalar o domingo sem restrições.

O Matchup (embate entre dois times) dura sempre uma semana cheia, iniciando na segunda-feira e terminando no domingo. Os times irão disputar nas categorias informadas consolidando a pontuação de seus jogadores escalados. Como o máximo de jogadores titulares é de 6 por dia, eventualmente jogadores ficarão de fora, e suas stats não serão contabilizadas.

Ao final do domingo, o time que vencer no maior número de categorias leva o matchup.


d. Conferências

A liga contará com duas conferências com a divisão de participantes da liga de forma igualitária. Em caso de número de times ímpar, define-se aleatoriamente em que conferência enquadrar o time que restar. Todos os times jogarão contra todos.

e. Playoffs

Ao final da temporada regular do fantasy, os quatro melhores times de cada conferência vão para os playoffs. Na 1ª rodada, o 1º joga contra o 4º e o 2º contra o 3º. Na 2º rodada, os vencedores se enfrentam para disputarem o título da conferência. Os campeões de cada conferência, disputam o título da liga.

Cada matchup também dura 1 semana como na temporada regular.

2. Processo de Montagem dos times no primeiro ano da liga

a. Draft Inicial

Na primeira temporada da liga os jogadores serão selecionados via draft snake, com ordem definida por sorteio utilizando uma ferramenta específica para isso. Devem ser selecionados no mínimo 12 jogadores por equipe.

Fica a critério dos comissários definir se o draft será efetuado de forma online ou offline. Em caso de draft offline, fica também à critério dos comissários o tempo que cada GM terá para fazer sua escolha.

b. Salários e contratos

No primeiro ano os salários serão os mesmos dos jogadores na realidade arredondados para cima. Contratos de até 3 anos terão sua duração respeitada, porém todos serão UFA.
Contratos com mais de 3 anos de duração serão reduzidos para 3 anos e o jogador virará UFA (Unrestricted Free Agent) no ano seguinte.

c. Draft de Rookies

O draft de rookies acontecerá sempre uma semana após o draft real da NBA. Serão duas rodadas em que todo time terá inicialmente uma pick em cada rodada (podendo ser incluídas em negociações de jogadores ou não). Este draft não será feito via site da ESPN, e sim via fórum.

A ordem do draft de rookies será totalmente baseada na formula atual da nba (loteria para quem não for para playoff, e ranking para quem for para playoff).

O tempo para cada escolha pode ser definido pela equipe de comissários. Durante este tempo ele pode negociar a troca de sua pick (jogadores ou mesmo outras picks).

Caso o time já tenha completado o teto de 15 jogadores e não houver espaço no roster, ele ainda sim poderá draftar seu rookie, porém terá 48 horas para adequar seu roster após o draft (via drop ou troca).

Escolhas de primeira rodada são obrigatórias, já escolhas de segunda rodada podem ser descartadas pelo GM.

No ato da escolha o GM poderá escolher o tipo de contrato de seu novato, sendo:
• 2 anos RFA
• 3 anos UFA

d. Definição de CAP

O CAP da liga (teto salarial) será definido somente após todo processo de draft. Após a conclusão dos times, o CAP será calculado com base na maior folha salarial da liga, arredondando para a primeira dezena de milhão acima. Este será o CAP oficial da liga para os próximos 3 anos, cabendo reajuste de acordo com análise dos comissários.

Exemplo: Após o draft, a maior folha salarial da liga ficou ajustada em U$ 145.800,00. Segundo o critério, o CAP ficará definido em U$ 150.000,00.

3. Finanças dos Times

a. CAP

O CAP nada mais é do que o máximo que cada time pode gastar de salários na temporada. Sendo que o salário de cada jogador é anual e não mensal. Ao final da temporada além do salário dos jogadores que continuam no time, é somado o valor do salário que das picks no draft.

Nenhum time pode ficar acima do CAP. Exceto após o leilão de free agents, onde ele cobriu uma oferta sobre uma FA restrito do seu time. Ou após o draft de rookies. Nestes casos, após encerrados os eventos, o time tem 48 horas para adequar novamente seus salários ao CAP. Seja via trocas ou dispensas.

b. Salários
O salário mínimo da liga é de $ 3.500.000

Como regra, para Free Agency o número de anos do contrato é relativo ao salário.
• Salários de $ 3.500.000 até 11.000.000 podem ter qualquer duração.
• Salários de $ 11.000.001 até 22.000.000 devem ter no mínimo 2 anos de duração.
• Salários acima de $ 22.000.000 devem ter obrigatoriamente 3 anos de duração e o jogador virar UFA ao final do contrato.

c. Contratos
Os contratos na liga terão duração máxima de 3 anos. As opções de contrato que existirão são:
• 1 ano RFA ou UFA
• 2 anos RFA ou UFA
• 3 anos UFA

No caso de rookies, as opções de contrato serão:
• 1 ano, com os salários de acordo com o rookie scale, com dois Team Options. Podendo chegar a 3 anos de contrato e o jogador se tornando UFA
• 2 anos RFA.

d. Team Option

É uma opção que permite o time estender por mais um ano o contrato do rookie. Esta opção pode ser feita no final do primeiro e segundo ano de contrato. Caso o time não exerça a opção, o jogador é dispensado sem custos.

e. RFA – Restricted Free Agent

O agente livre restrito é livre para receber qualquer oferta de contrato, mas seu time pode decidir igualar a maior oferta e ficar com o jogador.

No caso do time resolver igualar a maior oferta durante o leilão de FA’s, o time pode ficar acima do CAP. Contudo após finalizado o leilão, ele tem 48 horas para adequar novamente ao CAP via trocas e dispensas.

Cada jogador poderá ter apenas um contrato RFA por time. Ou seja, se o time contratou o jogador com um contrato de 2 anos RFA, e após estes 2 anos deu match na proposta mais alta, obrigatoriamente o próximo contrato dele com o time será UFA.

f. UFA – Unrestricted Free Agent

O agente livre irrestrito é livre para receber qualquer oferta de contrato, sem nenhum vínculo com seu antigo time.

g. Rookie Scale

É uma planilha que definirá o salário padrão para os rookies de acordo com a posição que foram draftados.

A planilha pode ser encontrada aqui: Rookie Scale

Uma versão real pode ser encontrada neste link http://basketball.realgm.com/nba/info/rookie_scale. Contudo nosso scale será diferente, pois no CAP e duração de contratos será diferente. Manteremos as proporções com o real.

4. Gerenciamento do Time

a. Ficha do Time

A ficha do time será uma planilha no Google Docs contendo informações do time. Nome do GM, e-mail do GM, jogadores no roster, salários, contratos, picks nos próximos anos.

b. Gerenciamento do Roster

O gerenciamento do roster, no que diz respeito a escalação para os matchups, será feita pelo site da ESPN. Trocas e contratações durante a temporada também serão formalizadas por lá (e postadas via fórum). Fica a critério da liga definir qual método de contato para negociação de trades (whatsapp, fórum, Facebook, email, ESPN).

Cada time terá 15 espaços no roster para jogadores e mais 2 espaços extras para lesionados. Um time nunca pode ter menos de 12 jogadores no roster.

A partir de 2018/2019, cada time conta com mais 2 espaços extras no roster, sendo um somente para rookies pego na primeira rodada que não virão para NBA em seu primeiro ano, e o outro para rookies pegos na segunda rodada. Jogadores alocados nesses espaços só terão 40% do salário contando no CAP, porém não podem ser escalados nas partidas. Uma vez que o GM deslocar o jogador para o roster principal ele não poderá mais voltar para o espaço extra.

c. Lesões
Existem 2 slots no roster destinados a jogadores lesionados. Ao colocar um jogador neste slot, o time abre um espaço no roster para contratar um novo jogador da FA. Desde que tenha espaço no CAP para o salário mínimo da liga. Contudo, no momento que o machucado voltar a ativa, o time tem que liberar o jogador contratado.

Para lesões normais, o salário do jogador machucado continua contando no CAP do time. Lesões com previsão de mais de 5 meses para recuperação, 20% do salário do jogador apenas afetará o CAP do time.

d. Trocas
O processo de trocas de jogadores acontecerá em 2 etapas.

Primeiro os GM’s negociam entre si, verificam se a troca não vai ultrapassar as regras de CAP e limite de jogadores no roster.

Confirmado que o negócio é viável do ponto de vista da liga, um dos GM’s terá que anunciar a troca num tópico específico do grupo, dizendo tudo que foi negociado (jogadores e escolhas de draft) para que os comissários ajustem as fichas dos times. Ao mesmo tempo os GM’s executarão a troca no site da ESPN.

Todas as trocas são analisadas pelos comissários da liga a fim de evitar tanking ou trocas que desalinhem o equilibrio da liga. Comissários envolvidos na troca não possuem poder de veto. O veto ocorrerá quanto mais de 50% da comissão votar a troca domo invalida.

Trocas realizadas apenas no site da ESPN sem aviso no grupo, serão desfeitas pelos comissários.

Um jogador jamais poderá ser trocado de volta para seu time anterior a menos que esta troca inicial tenha tido o período de um ano corrido.

e. Dispensas
Assim como as trocas, todas as dispensas devem ser informadas num tópico específico do grupo.
Dependendo o salário do jogador dispensado, uma multa será aplicada ao time durante o resto da duração do contrato. Mais detalhes a seguir.

f. Multas
As multas aplicadas a dispensas de jogadores seguirão a seguinte tabela:
• Salários de $ 0 até 5.000.000 e contratos de 1 ano não receberão multa;
• Salários de $ 0 até 5.000.000 e contratos de 2 anos receberão uma multa de 35% no ano vigente.
• Salários de $ 0 até 5.000.000 e contratos de 3 anos receberão uma multa de 35% no ano vigente e no próximo.
• Salários de $ 5.000.001 até 15.000.000 receberão uma multa de 35%;
• Salários de $ 11.000.001 até 30.000.000 receberão uma multa de 40%;
• Salários acima de 30.000.000 receberão uma multa de 45%;

Estas multas serão somadas aos salários do time, contando para o CAP durante o tempo de duração do contrato do jogador.

5. Temporada Regular

a. Free Agents / Waiver

Free agents contratados durante a temporada recebem o salário mínimo da liga e seu contrato é válido somente até o final da temporada. Se tornando UFA no próximo leilão de FA’s.
Contratações de FA devem ser informadas em tópico específico do grupo. FA’s não informado, ou que quebre a regras de CAP, serão removidos do time pelos comissários.

b. Times abandonados

A liga manterá uma lista de espera de GM’s interessados em ingressar. Caso um time seja abandonado e nenhum GM esteja na lista de espera, ou possa assumir o time. Os GM’s da conferência assumem o time até um novo GM chegar.

c. Anti-tank

Tanking é o processo de perder de proposito com a intenção de melhorar sua posição no draft. Esta prática é banida nas ligas FSB. Em caso de tanking confirmado (escalação intencional de jogadores piores, trocas para enfraquecer o próprio time sem fundamento) o GM receberá um aviso dos comissários. Se continuar, perderá 2 posições no draft do próximo ano, além de uma multa no CAP no valor de 10% do CAP.

Caso continue, banimento da liga.

6. Offseason

Ao final dos playoffs de uma temporada, entramos na offseason da temporada seguinte.

a. Abertura do mercado

O mercado será aberto pelos comissários algumas semanas antes do leilão dos FA’s. Este momento deverá ser usado para negociações de jogadores e escolhas de draft entre os times.

b. Exercer Team Option

Os times que tiverem jogadores que tem que escolher entre ficar com o jogador ou liberar ele, receberão uma semana antes do leilão contato dos comissários perguntando qual a opção escolhida para cada jogador. Ao liberar o jogador, ele se forna FA no leilão.

c. Leilão de FA’s

Neste momento os times competirão entre si pelo contrato de jogadores livres (FA). O leilão é com lances abertos, anunciados num tópico específico do grupo. O GM deverá informar o jogador, o salário, o tempo de contrato, a hora e a data do lance. Este lance será válido por 24h. Se nenhum outro GM fizer uma proposta melhor, o jogador será considerado contratado. Lances com o mesmo salário, a oferta vencedora será a com mais anos de contrato.

As regras de CAP e limite de jogadores no roster continuam valendo. Lances dados afetarão o CAP do time. Então um time nunca poderá ter o total de lances maior do que o CAP disponível. Com exceção para casos de RFA’s cujo time resolver dar match na proposta vencedora. Neste caso, se o time tiver CAP para igualar a proposta, ele fica com o jogador. Caso contrário, tem  48 horas para se adequar ao CAP e limite de jogadores. Se não conseguir depois das 48h, o lance que ganhou o leilão fica com o jogador.

Será disponibilizado para acompanhamento, um painel com todos os FA’s disponíveis e os lances dados. Assim como o controle do CAP dos times durante o leilão.

A FA se encerra quando se passar 24h do último lance dado.

1. Critério de desempate para propostas de UFA.
Lances com o mesmo salário, a oferta vencedora será a com mais anos de contrato. Se o número de anos for igual, UFA terá prioridade sobre RFA. Se ainda assim o contrato for igual, o primeiro lance vencerá.

2. Desconto para o time proprietário ao reassinar com seu jogador expirante na FA
Para times que reassinarem com um jogador expirante de seu roster terá um desconto de 20% no salário final do jogador. Com um limite de no máximo 5.000.000 de desconto. Isto significa que para salário maior ou igual 25M, o desconto será fixo de 5M.
No entanto, para que o desconto seja aplicado, o GM deverá vencer o leilão de seu RFA. Se apenas der match, perde o desconto.

d. Draft de Rookies
Finalizado o leilão, ajustados os rosters, se inicia o draft dos rookies. Junto, abre-se novamente o mercado para trocas e dispensas.

1. Loteria
Os 10 piores times da temporada regular vão para o sorteio da loteria. Que será feito utilizando o site http://www.draftlotto.com/ . Este site permite a criação de um sorteio transparente, enviado por e-mail o resultado do sorteio oficial para todos os times envolvidos no draft.

As probabilidades ficariam assim:

Seed Team Probability of getting this draft pick (%)
1st 2nd 3rd 4th 5th 6th 7th 8th 9th 10th
1 Team1 38.48* 28.18* 17.98* 15.35* 0* 0* 0* 0* 0* 0*
2 Team2 23.79* 24.84* 21.75* 14.60* 15.01* 0* 0* 0* 0* 0*
3 Team3 14.74* 17.32* 20.30* 18.48* 14.69* 14.46* 0* 0* 0* 0*
4 Team4 9.07* 11.45* 14.70* 17.60* 18.77* 14.85* 13.57* 0* 0* 0*
5 Team5 5.67* 7.31* 9.85* 12.88* 17.98* 19.22* 14.99* 12.10* 0* 0*
6 Team6 3.45* 4.54* 6.33* 8.58* 13.26* 18.85* 20.17* 15.22* 9.60* 0*
7 Team7 2.15* 2.87* 4.10* 5.54* 8.93* 14.00* 20.41* 21.47* 15.17* 5.35*
8 Team8 1.31* 1.75* 2.49* 3.46* 5.61* 9.08* 14.75* 23.07* 24.97* 13.50*
9 Team9 0.90* 1.16* 1.64* 2.31* 3.82* 6.29* 10.56* 18.01* 30.38* 24.92*
10 Team10 0.42* 0.59* 0.85* 1.21* 1.93* 3.24* 5.54* 10.12* 19.87* 56.23*

*Probabilidade Aproximada

BOM DIVERTIMENTO! Cool
Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum